quarta-feira, 2 de março de 2011

The Time is Money!


 Estamos acostumados a ouvir que dinheiro não compra felicidade, ou algum outro sentimento. Ou mesmo a saúde. Com uma breve reflexão constata-se que apenas em parte é um ditado verdadeiro. Mas não é o ponto no momento, então cala a boca e ouve pô!.
 Há outro quesito que estamos acostumados a ouvir/saber que dinheiro não compra, TEMPO.
Devo discordar com essa crença milenar, por respeito a minha consciência.
Afirmo que TUDO, vou repetir, TUDO o que compramos na verdade é tempo.
Apenas 3 exemplos:
1-      1- Quando pagamos  40 mil reais por um carro, é pelo fato de eu não ter 800 anos de idade e, desprender esses anos todos para a ciência de extração de minério, fabricação de vidro, borracha, combustíveis, óleos, estofados..., enfim, imagina quantos componentes há em um automóvel! Se soubesse disso tudo, iria eu mesmo na natureza “colher os ingredientes” e faria. Enquanto escrevo há pessoas vendendo seu tempo montando um modelo qualquer para eu fazer outras coisas. Agora imagina eu querer um carro; uma casa com, tv, sofá, condicionador de ar, geladeira com Coca-Cola, pizza, molho shoyu...um IPad! Quanto tempo eu levaria para fabricar, confeccionar tudo isso? Uns 10 mil anos? Mais, menos... sem contar as máquinas para fazer outras máquinas, tecnologias... Vendemos tempo para comprar tempo.
2-      2- Saúde, essa é fácil. Ninguém quer morrer.  Nem precisa comentário.
3-      3- Informação, também é fácil. Você me diz: “Vou à faculdade aprender, e demora o tempo de 4 anos. Pago para ter informações e não tempo. Até por que demora, do contrário seria mais rápido!” E então pensemos quanta informação foi acumulada para várias pessoas desprenderem tempo com seleção e sistematização dessas informações. Vamos combinar que quatro anos é pouco.
Se eu não morresse antes dos cem anos, não iria precisar de dinheiro.
 Mais claro que isso, só se for explicar para focas. 

Um comentário:

  1. Sempre concordei com essa questão do tempo. Acho que tempo é tudo que posso oferecer em troca de qualquer coisa... Mas depois de toda sua retórica, eu não preciso dizer mais nada!

    Mto bom! Gosto de passar por aki! =]

    ResponderExcluir